quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Atração por Novinhas: Fetiche ou Pedofilia?




É algo antigo, homens mais velhos se sentem atraídos por mulheres novinhas. Até certo ponto, isso é compreensível: elas têm a pele jovem, transmitem um ar saudável, a juventude preserva sua beleza. Porém, quais são os limites entre gostar de novinhas e ser pedófilo? O que distingue uma coisa da outra?

O que é um fetiche sexual?

Um fetiche sexual é um comportamento onde a pessoa erotiza objetos e situações, se tornando sexualmente excitadas quando estão diante de seu fetiche. Dessa maneira, algumas pessoas têm fetiches por botas, por fazer sexo em lugares públicos, fetiche por pés, entre outros. O prazer sexual não está apenas no ato sexual em si, mas em todas as circunstâncias ao redor dele. Embora os fetiches em geral sejam considerados normais e até saudáveis, eles podem se tornar nocivos quando passam a envolver condições degradantes física e psicologicamente para a outra pessoa que esteja participando da realização do fetiche, e também quando o fetiche apresenta um grande risco à pessoa que o pratica.

O que é uma “novinha”?

De forma simplificada, “novinha” indica qualquer menina abaixo dos 18 anos, mas há quem considere mulheres um pouco mais velhas, por volta de seus 20 anos, uma “novinha”. Entretanto, para efeito deste artigo, o termo “novinha” será usado para se referir a meninas menores de idade e “moças/mulheres jovens” para designar moças nos seus 20 anos.

Fetiche por moças jovens X novinhas

O fetiche por moças mais jovens certamente é um dos mais conhecidos e antigos fetiches. Como já explicado, é relativamente esperado que um homem mais velho se encante por moças mais jovens pela beleza estética, mas as razões para esta preferência são mais profundas. Luiz Cuschnir, psiquiatra e supervisor do Serviço de Psicoterapia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, explica, em uma entrevista à revista Criativa, como funciona este fetiche: “A jovialidade leva ao divertimento. A irresponsabilidade ajuda o homem a largar as máscaras que tanto teve que desenvolver pela vida. A sensação de ser o protetor, um lado do pai, do mais maduro, do professor que tem alguém que o respeita, o escuta e o atende também é um fator de atração para o homem mais velho”.

Outras razões mais óbvias que Luiz aponta pode ser simplesmente o resgate da autoestima (estar com uma moça jovem que poderia ter qualquer homem e escolheu justo ele), uma forma de reafirmar sua virilidade. A fuga de um relacionamento já desgastado, no caso dos homens casados há muito tempo também é motivo para a atração por algo novo, simbólica e literalmente falando.

Para Luiz, o fato é que o encanto de homens mais velhos por moças bem mais jovens deve ser visto com profundidade e não apenas como “medo de envelhecer”. Aliás, qualquer tentativa de rotular este comportamento é simplista demais porque os desejos, fantasias, preocupações e anseios humanos nunca devem ser visto como algo sem importância, mas não é necessariamente um motivo para preocupação. Luiz acredita que, desde que não se viole questões éticas e morais da sociedade e que não afete a dignidade dos envolvidos, este fetiche é normal.

Por outro lado, o fetiche por novinhasnão deve ser visto com leveza, não só pelo aspecto legal (ser proibido manter relações sexuais com menores de 18 anos), mas também pelo aspecto psicológico e, quanto maior for a diferença de idade, maiores podem ser os problemas. Estas adolescentes podem se encontrar em um relacionamento abusivo, onde o homem utiliza sua idade para controlar o relacionamento e podem se sentir subjugadas e sem liberdade.

O fato é que mesmo meninas de 13 anos podem liberar uma energia sexual muito forte, o que certamente atrairá os homens, até porque aos 13 anos muitas meninas já apresentam características eróticas que atraem os homens (seios, corpo curvilíneo), ainda que pouco desenvolvidas. A questão é se o homem vai ou não agir em relação a esta a atração, se aproveitar da vulnerabilidade desta menina ou se a forçará a fazer algo, o que caracteriza um desvio de caráter.

Pedofilia ou efebofilia?

Embora pessoas que sintam atração sexual por menores de 18 anos sejam consideradas, de forma geral, como pedófilas, a psicologia diferencia pedofilia e efebofilia. A pedofilia é a atração sexual por crianças até a puberdade, lá pelos 11, 12 anos. Já a efebofilia é a atração por adolescentes até seus 18 anos, mais ou menos.

O fetiche por novinhas entra na categoria “efebofilia” e não é considerada um transtorno de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais V, a chamada “Bíblia dos psiquiatras”. Psicólogos e psiquiatras não encaram isso como um problema a menos que não interfira em outras áreas do sujeito. Outra questão importante é o fato do desenvolvimento físico dessas meninas: como muitas já são bem desenvolvidas, o corpo do homem ignora a idade e se concentra apenas nos sinais físicos. Isso torna a efebofilia compreensível, mesmo que nem sempre aceitável.

Quando o fetiche por novinhas passa a ser pedofilia

É preciso investigar os padrões de comportamento sexual da pessoa em questão. Homens que têm preferência por adolescentes em geral também se excitam com uma mulher bonita mais velha, isso porque o sinal erótico (o corpo) é semelhante nos dois casos. Agora, se o homem demonstra preferência por meninas mais infantilizadas e, ainda por cima, se forem homens que tenham dificuldades em se excitar com mulheres com o corpo desenvolvido, bem, aí a coisa complica.

Porém, para identificar um pedófilo é necessário olhar também para um conjunto de sinais, como por exemplo:

São pessoas introspectivas;

São praticamente incapazes de formar laços afetivos com adultos, mesmo que estejam em um relacionamento estável (ex. casamento);

Têm “jeito” com crianças, sabe como agrada-las e atraí-las;

Apresentam um traço sociopata: não se importam com o sentimento alheio, agindo sempre em benefício próprio, sem demonstrar culpa
.
O fetiche por novinhas é aceitável?

O maior problema do fetiche por novinhas está quando o sujeito se aproveita da vulnerabilidade da menina. Isso porque ela ainda não está equipada psicologicamente para lidar com a carga erótica e emocional de um relacionamento com um homem mais velho e pode acabar se submetendo a situações traumáticas. Pode acontecer da adolescente querer chegar aos “finalmentes” com um homem mais velho, especialmente por uma questão de vaidade (“olha, conquistei um adulto”). Isso não quer dizer que ela esteja ciente das consequências ou mesmo que esteja segura do que quer. Cabe ao adulto da relação colocar os limites e se afastar. Isso nem sempre acontece. Portanto, é necessário evitar este tipo de situação, pois ela em geral só traz consequências negativas para ambos os lados.

Fonte Amarelinho 10
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook

CALL NET

CALL NET
GANDU BAHIA

RÁDIO CACAU WEB GANDU

Publicidade

Problemas ao ouvir?

Aplicativo RadiosNetAPP RadiosNet

Para ouvir essa rádio é necessário ter instalado o aplicativo RadiosNet para iOS

Para baixar é bem simples! Aperte o botão "Baixar Aplicativo" ou busque direto na App Store por RadiosNet.

Baixar Aplicativo

Ouça Rádio Cacau Web no seu celular ou tablet

Informações da Rádio

Segmentos: Eclética

Cidade: Gandu

Região: Sul Baiano

Estado: Bahia

País: Brasil

Site: http://radiocacauweb.com.br/

(Webradio)

Atualizar informações da rádio

Compartilhe!

INSTITUTO DE SAÚDE IRISMÁ SOUSA

INSTITUTO DE SAÚDE IRISMÁ SOUSA

INSTITUTO DE SAÚDE IRISMÁ SOUSA

INSTITUTO DE SAÚDE IRISMÁ SOUSA

INSTITUTO DE SAÚDE IRISMÁ SOUSA (ISIS)

INSTITUTO DE SAÚDE IRISMÁ SOUSA (ISIS)

INSTITUTO DE SAÚDE IRISMÁ SOUSA

INSTITUTO DE SAÚDE IRISMÁ SOUSA

ENDOCRINOLOGISTA E ORTOMOLECULAR

ENDOCRINOLOGISTA E ORTOMOLECULAR
DR. JEFEFERSON MIRANDA

INSTITUTO IRISMÁ

INSTITUTO IRISMÁ
REUMATOLOGISTA

INSTITUTO IRISMA SOUSA

INSTITUTO IRISMA SOUSA
INSTITUTO IRISMA SOUSA

NUTRICIONISTA

NUTRICIONISTA
INSTITUTO IRISMA SOUSA

INSTITUTO IRISMÁ SOUSA

INSTITUTO IRISMÁ SOUSA

INSTITUTO IRISMA SOUSA

INSTITUTO IRISMA SOUSA
UTRASSOM 3D

INSTITUTO DE SAÚDE IRISMÁ SOUSA (ISIS)

INSTITUTO DE SAÚDE IRISMÁ SOUSA (ISIS)

INSTITUTO DE SAUDE IRISMÁ SOUSA

INSTITUTO DE SAUDE  IRISMÁ SOUSA

INSTITUTO DE SAUDE IRISMÁ SOUSA

INSTITUTO DE SAUDE  IRISMÁ SOUSA
ESPIROMETRIA NOVO EXAME DE ESPIROMETRIA TAMBÉM CONHECIDO COMO TESTE DO SOPRO. AGENDE SEU EXAME!

INSTITUTO DE SAUDE IRISMÁ SOUSA

INSTITUTO DE SAUDE  IRISMÁ SOUSA

WATSAP

WATSAP
MARCELO MENDES

MENSAGEM

HORÓSCOPO

Seguidores

ELETROENCEFALOGRAMA (EEG)

ELETROENCEFALOGRAMA (EEG)
GANDU - BA AGENDAMENTO 73 3254 =1141

Fisioterapia - Marque sua consulta tel 3254-1141

Fisioterapia - Marque sua consulta tel 3254-1141
Clinica Irisma ,Praça da Feira , Gandu Ba

Exame de Bioimpedância

Exame de Bioimpedância
AGENDAMENTO 73 3254 1141

MM PELO MUNDO

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

Postagens populares